O cão e a vida urbana

Você ja parou pra pensar na pressão que seu cão esta vivendo hoje? No passado selecionamos cães para caçar e cuidar de casas, mas de repente, sem tempo para adaptações genéticas, decidimos que eles deveriam parar de caçar porque odiamos quando machucam os passarinhos. Alem disso devem suprimir toda aquela genética de proteger a casa porque agora eles devem ser sociaveis com pessoas, e não é meia duzia de pessoas. Os cães estão vivendo em condominios de 500 pessoas, cruzando com elas pelas áreas comuns, ouvindo-as passarem em frente sua porta e tendo que entrar no elevador e ficar a centimetros de distância. Se nao bastassem as pessoas, também há muitos cães convivendo nesse espaço. Embora sejam animais que convivam em grupo, a convivência natural costuma envolver poucos individuos e são escolhas feitas pelos cães por afinidade, mas no meio urbano há uma convivência imposta de centenas de cães, não somente no condomínio, mas também pelas ruas.

A guia é necessária para segurança de todos, e jamais indicaria a abolição da mesma, porém com toda essa pressão social vivida a guia impede o cão de socializar, de fugir e até mesmo de cheirar outros cães adequadamente, o que acaba gerando angústia e ansiedade, que se reflete em reatividade, ou seja, o cão começa a agir exageradamente a presença de determinados estímulos quando preso a guia.

Ao mesmo tempo que há uma pressão de convivência imposta de desconhecidos, há uma falta de convivência com quem eles gostariam de estar: Sua família. Muitos cães estão passando horas e horas em isolamento social dentro de apartamentos com pouco estímulo, nada de novo para farejar, para caçar, nada para rasgar sempre o mesmo alimento, dentro de um potinho sem graça. A consequencia disso esta aparecendo com diversos disturbios comportamentais e clinicos nos cães como: ansiedade, depressão e obesidade.

Certamente não podemos voltar atrás, mas escrevo esse texto para reflexão e para pedir mais tolerância e cautela para trabalhar os comportamentos gerados por essa mudança de vida que impomos. Punir um cão por estar latindo na guia por ansiedade jamais resolverá o problema, apenas aumentará o sofrimento. Enlouquecer e gritar porque um cão destruiu a casa por ansiedade de separação vai afetar ainda mais a sua relação com seu cão refletindo em mais problemas.

A medicina veterinária comportamental e o adestramento amigável vieram para auxiliar o relacionamento entre humanos e cães nessa realidade urbana. Se tiver problemas com seu cão fique calmo e busque um profissional capacitado.